Mitos e verdades sobre a canela para saúde da mulher

A canela é um tempero já muito marcante, com aroma e sabor, que consegue ajudar no tratamento de gripes e resfriados. Além disso, existem outros benefícios que geram muitos mitos e verdades. Muitas mulheres usam a canela para emagrecer, sendo utilizado o chá em muitos dos casos.

Para quem busca o emagrecimento, deve saber que a canela consegue aumentar o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste calorias mesmo em repouso, o que aumenta a queima de gordura acumulada, ajudando na perda de peso. Confira os mitos e verdades sobre a canela:

1 – Canela em pó é mais nutritiva que a versão em pau: MITO

Todas as variações da canela são ricas em sacarose, cálcio, aldeído cinâmico e tanino. Com propriedades estimulantes, digestiva, adstringente e vasodilatadora.

O seu consumo está ligado ao combate da fadiga, problemas no sistema respiratório, digestório depressão e hipertensão arterial. A diferença principal é que a canela em pau tem mais sabor e aroma do que a versão em pó.

2 – Melhora o colesterol: VERDADE

Há recomendações médicas em relação ao consumo de meia colher de sopa por dia para combater o colesterol.

Os antioxidantes da canela ajudam a eliminar a gordura ruim, o que contribui para que os níveis de colesterol não aumentem e fiquem positivos.

3 – Recomendado para quem está doente: VERDADE

A canela é muito boa para o tratamento de gripes e resfriados. A melhor maneira de consumir é através de chá para conseguir aliviar os sintomas das doenças.

Isso costuma acontecer porque a canela consegue esquentar o corpo, expulsando os agentes infecciosos pelos poros. A dica é colocar gengibre no preparo para conseguir potencializar o tratamento.

A canela em pau possui compostos fenólicos, uma substância que consegue anular os radicais livres que causam as infecções.

4 – Aumenta o fluxo menstrual: VERDADE

O chá de canela acaba acelerando a circulação ao aquecer o corpo, por isso é utilizado para começar o processo de menstruação, do mesmo jeito que é usado no tratamento de gripes e resfriados.

Como possui propriedades vasodilatadoras, consegue também diminuir a pressão arterial. O chá de canela não é abortivo e isto é um mito.

5 – Canela reduz o nível de açúcar no sangue: VERDADE

Temperar algum alimento com bastante açúcar com canela vai diminuir o impacto do sangue no sangue. Isso acontece porque a canela estimula a produção de insulina, aumentando a funcionalidade dos receptores e acalmando o esvaziamento do estômago depois da ingestão.

Quando o estômago se esvazia muito rápido, isso faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem, por isso a canela consegue retardar esse processo.

6 – Estimulante sexual: MITO

Mesmo que a canela seja considerada um ingrediente com um efeito afrodisíaca e possa ser usada como um perfume, não existe nenhum tipo de comprovação cientifica em relação a esse benefício.

Mesmo assim, para cozinhar ela traz um sabor e um aroma bastante adocicado, além de ser forte e picante, o que faz com que muitos sentidos sejam aguçados.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote